Home > Desafios do quinquénio 2020-2024

Para o presente quinquénio, o FTC tem como desafios desenvolver acções coordenadas com vista ao alargamento da base de obtenção de recursos financeiros, tendo, para o efeito, definido objectivos estratégicos que assentam no seguinte:

a) Aumentar as fontes de receita para dotar o FTC de capacidade de financiamento dos projectos estratégicos do sector dos Transportes e Comunicações. Para o alcance deste objectivo, pretende-se

  • Desenvolver instrumentos legais para assegurar que as instituições do sector tenham obrigatoriedade de contribuir; e
  • Rentabilizar os bens ociosos, através de parcerias com o sector público e privado.

b) Financiar projectos estratégicos do sector, na base de combinação do binómio Grau de Retorno de Investimento e Importância e Impacto Estratégico da Acção.

c) Criar mecanismo/financiamento para aquisição de meios de transporte marítimo para garantir a mobilidade de pessoas e bens, com segurança e conforto, nas zonas de difícil acesso via terrestre.

d) Restruturar e dinamizar o funcionamento do FTC:

  • O maior desafio para o FTC passa por desenvolver acções que o tornem financeiramente robusto para que, efectivamente, intervenha nos projectos estratégicos de desenvolvimento do sector.

e) Cumprir com as obrigações inerentes ao processo de aquisição de 300 autocarros, financiados pelo sector privado, bem como a manutenção dos meios de transporte.

f) Continuar a apoiar o sector em acções que mostrem importantes e de grande impacto social;